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sexta-feira, 18 de maio de 2012

História — Iluminismo



2) (UERJ 2009) (...) Minuciosas ale o exagero tio as descrições das operações manuais de Robinson: como de escava a casa na rocha, cerca-a com uma paliçada, constrói um barco (...) aprende a modelar e a cozer vasos e tijolos. Por esse empenho e prazer em descrever as técnicas de Robinson, Defoe chegou até nós como o poda da paciente luta do homem com a matéria, da humildade e grandeza do fazer, da alegria de ver nascer as coisas de nossas mãos. (...) A conduta de Defoe é, em Crusoé (...), bastante similar ã do homem de negócios respeitador das normas que na hora do culto vai à igreja e bate no peito, e logo se apressa em sair para não perder tempo no trabalho.

Ítalo Calvino

Porque ler os clássicos São Paulo. Companhia dos letras, 1998.

Daniel Defoe, no romance Robinson Crusoé, deixa transparecer a influencia que as idéias liberais passaram a exercer sobre o comportamento de parcela da sociedade européia ainda no século XVI11. Com base no fragmento citado, identifique um ideal liberal expresso nas ações do personagem Robinson Crusoé. Em seguida, explicite como esse ideal se opunha à organização da sociedade do Antigo Regime.

RE:

Um dos ideais e sua respectiva explicação:

• Individualismo: com o individualismo, os liberais criticam a sociedade do Antigo Regime, que colocava a razão do Estado à frente das necessidades dos indivíduos, privilegiando determinados grupos por sua origem ou nascimento em detrimento de suas habilidades ou competências.

• Valorização do trabalho independentemente de sua natureza: a dignificação de todo tipo de trabalho se contrapunha ao caráter estamental da sociedade do Antigo Regime, de acordo com o qual determinadas ocupações eram indignas dos membros dos estamentos privilegiados.






3) (PUC 2005) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, foi elaborada no contexto do 
movimento revolucionário francês. Ela é considerada um documento que estabelece importantes princípios 

relativos ao moderno conceito de cidadania.

Acerca dos princípios da Declaração podemos afirmar que:
I. estabeleceu a igualdade de todos os homens perante a lei e o combate às hierarquias e aos privilégios.
II. garantiu a universalização do acesso à educação, à saúde e à moradia para todos os cidadãos.
III. estabeleceu o voto universal de homens e mulheres.
IV. afirmou o princípio da liberdade como um dos principais direitos do homem.

Assinale:
a) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
b) Se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas;
c) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
d) Se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas;
e) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.



4) (UFF 2008)  A consolidação da industrialização como característica do mundo moderno não foi tarefa fácil. Foram 
os pensadores do século XVIII e do século XIX que forneceram os principais argumentos para legitimar a 

combinação entre indústria e modernização.
a) Marquês de Pombal/Positivismo 
b) Thomas Jefferson/Socialismo Utópico 
c) Voltaire/Evolucionismo
d) Adam Smith/Liberalismo 
e) Descartes/Existencialismo



5) (UFF 2004) O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva 
confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes 

encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao 
homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse c
onforto e prazer.
Seguindo esse raciocino, pode-se dizer que. para o Homem das Luzes, a Natureza era:

a)   misteriosa e incalculável, lendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homem reconheciam a 
presença física de Deus e tua obra de criação;

b)   infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de 
sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;

c)   apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a idéia de um 
progresso ilimitado relacionado à indústria:

d)  um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso 
e entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da industrialização iluminista;

e) a base do progresso material e  técnico, fundamento das fábricas, sem  a qual as  indústrias não teriam 
condições de desenvolver a idéia de mercado.



6) (PUC 2006) Em 1784, Kant assim caracterizou o Iluminismo:
“A saída do homem de sua minoridade, do qual é ele próprio o responsável. Minoridade, isto é, incapacidade de 
se servir do seu entendimento sem a direção de outrem (...) Tem a coragem de te servires do teu próprio 

entendimento. Eis aí a divisa do Iluminismo.”

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que: 


I. para os iluministas, o entendimento humano era viabilizado pela razão e pelo saber científico. 
II. a “divisa do Iluminismo” representou, entre outros aspectos, a extinção dos regimes monárquicos, no mundo 
europeu da época. 
III. a “coragem de se servir de seu próprio entendimento”  foi associada à concepção da liberdade como um 
direito universal do homem. 
IV. a “saída do homem de sua minoridade” correspondeu, na prática, à defesa do ideal de uma civilização livre de 
quaisquer práticas religiosas.

Assinale a alternativa correta. 
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.


7) (PUC 2008) Conhecido como um dos mais importantes teóricos do liberalismo econômico do século XVIII, Adam 
Smith afirmava que, ao promover o interesse pessoal, o indivíduo contribuía para o interesse geral e coletivo. 
Neste sentido, o principal impacto de seu livro, O Ensaio sobre a Riqueza das Nações, foi o de justificar 
fortemente, a busca desenfreada do enriquecimento individual.
Com base nesta afirmativa: 
a) indique duas características do liberalismo econômico;
b)analise o papel do Estado no liberalismo econômico de Adam Smith.

RE:

a) Dentre as características que podem  ser mencionadas estão: não intervenção do Estado na economia; 
Laissez-faire, laissez passer; Livre mercado ; Mercado auto-regulado ; Capital industrial; Pequenas empresas 
de caráter familiar; Livre iniciativa e etc.




b) Para Adam Smith, o Estado deveria desempenhar três funções: a manutenção da segurança militar,  a 


administração da justiça e a obrigatoriedade de erguer e manter certas instituições públicas. Para o autor, a 



intervenção do Estado em outros domínios era, não somente inútil, como prejudicial à sociedade. Para Smith, 



o Estado não deveria desempenhar nenhuma função no mercado, pois este teria um mecanismo autorregulador impressionante. Assim, sob o ímpeto do apelo aquisitivo, o fluxo anual da riqueza nacional poderia 



crescer continuamente. Nesse sentido, a riqueza das nações cresceria somente se os homens, através de 
seus governos, não inibissem este crescimento concedendo privilégios especiais que iriam impedir o sistema 
competitivo de exercer seus efeitos benéficos.


















8) UFRJ/2005  - "Dois acontecimentos que fizeram época marcam o início e o fim do Absolutismo clássico, Seu 
ponto de partida foi a guerra civil religiosa. O Estado moderno ergue-se desses conflitos religiosos mediante lutas 

penosas, e só alcançou sua forma e fisionomia plenas ao superá-los. Outra guerra civil - a Revolução Francesa -
preparou seu fim brusco."






Em 1651, em meio às guerras religiosas que assolavam a Europa, o filósofo inglês Thomas Hobbes defendia a 





necessidade de um Estado forte como forma de controlar os sentimentos anti-sociais do homem. Pouco mais de 



um século depois, o filósofo J.J. Rousseau, em sua obra Contrato Social (1762), apresentou uma outra visão 

sobre o mesmo problema.




Comente uma característica da concepção de Estado presente em Rousseau.


RE:

Rousseau considera que o Estado fora criado pelo homem para preservar sua liberdade, o povo é o 

depositário do poder e os governantes constituem apenas seus funcionários. As leis devem ser aprovadas por 
todos, a soberania do povo deve ser absoluta e se manifestar através da vontade geral, pois a liberdade só 
existe quando há igualdade entre os componentes da sociedade.

9) (UNIRIO 2007) Um dos filósofos iluministas que exerceram uma enorme influência entre as camadas populares 
na França, como também nos movimentos mais radicais durante a Revolução Francesa, foi:

a) René Descartes, que escreveu o livro clássico O Discurso do Método , em que apontava a forma como o povo 
deveria se comportar face às elites dirigentes num momento revolucionário.

b) John Locke, por ter sido um dos inspiradores do empirismo, e defensor que todos quando nascemos somos 
como uma tábula rasa e as influências da sociedade é que nos molda.

c) Erasmo de Rotterdam, que escreveu uma obra clássica denominada O Elogio da Loucura , na qual satiriza os 
costumes da época, o que veio a influenciar enormemente as revoluções burguesas do século XIX.

d) Jean-Jacques Rousseau, que de certa forma tornou- se uma exceção entre os iluministas, pela crítica à 
burguesia e à propriedade privada, escrevendo livros clássicos como Contrato Social e Discurso sobre a 

origem da Desigualdade .

e) Thomas Morus, que escreveu a Utopia , uma obra em que retrata a vida em uma ilha imaginária, cujos 
habitantes consideram estupidez não procurar o prazer por todos os meios possíveis.




10) (FGV 2007) “Se indagarmos em que consiste precisamente o maior bem de todos, que deve ser o fim de todo 
o sistema de legislação, achar-se-á que se reduz a estes dois objetivos principais: liberdade e igualdade. A 

liberdade, porque toda a dependência particular é outro tanto de força tirada ao corpo do Estado; a igualdade, 
porque a liberdade não pode existir sem ela. Já disse o que é a liberdade civil; a respeito da igualdade (...) 








que nenhum cidadão seja bastante opulento para poder comprar a outro, e nenhum tão paupérrimo para 








necessitar vender-se, o que supõe. Por parte dos grandes, moderação de bens e de crédito; dos pequenos, 








moderação de ânsia e cobiça. Mas os fins gerais de toda instituição devem modificar-se em cada país pelas 








circunstâncias que nascem, tanto da situação local, como a do caráter dos habitantes. E considerando estas 








circunstâncias, deve dar-se a cada povo um sistema de instituição, que seja o melhor, embora não por si, mas 
para o Estado a que se destina.”

(ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. São Paulo: Edições de Ouro, s.d. p. 87-8.)
As idéias de Rousseau, contidas no texto, explicitam:



a) que o Homem, devido a sua natureza, não é capaz de conviver com a liberdade e a igualdade.
b) que é inevitável a luta de classes, típica do capitalismo.
c) que todo o poder deve almejar a liberdade e a igualdade entre todas as pessoas.
d) que a liberdade e a igualdade só são possíveis para uma única classe.
e) que liberdade e igualdade não são compatíveis.






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