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sexta-feira, 18 de maio de 2012

História-questões



1) (UNIRIO 2004) “Em 1733, houve em Vila Rica uma festividade religiosa que retirou o Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário e o conduziu triunfalmente para a Matriz do Pilar. (...) O que está sendo festejado é antes o êxito da empresa aurífera do que o Santíssimo Sacramento, e nessa excitação visual caracteristicamente barroca, é a comunidade mineira que se celebra a si própria, esfumaçando, na celebração do metal precioso, as diferenças sociais que separam os homens que buscam o ouro daqueles que usufruem do seu produto. A festa tem, assim, uma enorme virtude congraçadora, orientando a sociedade para o evento e a fazendo esquecer da sua faina cotidiana; é o momento do primado do extraordinário – o sobrenatural, o mitológico, o ouro – sobre a rotina. No momento de sua maior abundância, é como se o ouro estivesse ao alcance detodos, a todos iluminando com seu brilho na festa barroca. (...)”

(SOUZA, Laura de Mello e. Desclassificados do Ouro.)

No texto acima, a autora nos coloca frente à realidade social da sociedade mineradora no Brasil do século XVIII.

Segundo suas observações,

a) na sociedade mineradora brasileira não existiriam diferenciações sociais, dado o fato de que todos podiam enriquecer com a fortuna do ouro;

b) não há nenhum sentimento religioso nas manifestações festivas na Vila Rica do século XVIII;

c) na região mineradora celebrava-se então a libertação do Brasil frente a Portugal em um momento de auge da produção aurífera;

d) o achado de diamantes na região de Vila Rica permitiu tal riqueza aos exploradores que podiam realizar festas luxuosas sem preocupação com os gasto do evento;

e) a festa religiosa, tornou-se, em verdade, demonstração do sucesso da empresa mineradora e daqueles que ganham com a exploração aurífera.

2) (PUC 2006) Dentre as principais medidas tomadas pelo Marquês de Pombal com relação à colonização do Brasil, pode-se assinalar corretamente:

a) Permissão para a criação de manufaturas e indústrias no Brasil, liberalização dos impostos alfandegários sobre os produtos brasileiros e maior controle sobre as atividades religiosas.

b) Criação de Companhias de Comércio, expulsão dos jesuítas e maior pressão fiscal sobre as áreas produtoras de ouro.

c) Transferência da capital da colônia do Rio de Janeiro para Salvador, expulsão da Companhia de Jesus dos territórios portugueses e criação de mesas de negociação de impostos com os produtores de ouro.

d) Extinção dos monopólios comerciais estatais, assinatura de acordos com a Igreja sobre a ação dos jesuítas e transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.

3) (UNIRIO 2005) Ao comentar a arte brasileira, Benedito L. de Toledo faz a seguinte descrição: “E se olharmos para o teto, veremos o próprio céu retratado em pintura ilusionística no forro, que foi rompido para mostrar o Paraíso com a Virgem, os anjos e os santos. A talha usará colunas torcidas recobertas de vinhas e povoada de querubins, aves, frutos, cada elemento procurando vibrar e tomar todo o espaço possível. As colunas torsas serão as grandes eleitas porque sua estrutura helicoidal é o próprio movimento sem fim. À noite, os interiores das igrejas revelam novas surpresas. A iluminação à vela produz uma luz vacilante que faz vibrar o ouro da talha,
dramatiza as pessoas e as imagens. Sente-se que se está num espaço consagrado pelo perfume do incenso vindo do altar-mor, onde é mais intenso o brilho do ouro na luz incerta das velas.”

(adaptação) TOLEDO, Benedito Lima de. Apud: FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil, São Paulo: Ática, 1995. p. 166.)

O autor da descrição se refere ao caráter essencial do estilo:

a) Barroco – Lirismo, apelo à emoção, busca de uma dinâmica infinita, solicitação de todos os sentidos.

b) Naturalista – solidez, despertar da fé pela contemplação da natureza, quer do reino animal, vegetal ou mineral.

c) Gótico – grandiosidade e leveza, tornada possível graças ao emprego de arcos em forma de ogiva e de inúmeros vitrais.

d) Neoclássico – ênfase na harmonia e no equilíbrio, apelo às faculdades racionais do homem e realce para os elementos estruturais da construção.




4) (PUC 2008) A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas 
do século XVIII, podem ser caracterizadas como:

a) movimentos isolados em defesa de idéias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem 
governos republicanos;
c) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à 
independência política;
c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam aspectos da política econômica de dominação do 
governo português;
d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas; contra as elites locais, negando a autoridade 
do governo metropolitano.


5) (PUC 2006) Sobre as rebeliões ocorridas no Brasil, durante o período colonial, assinale a alternativa correta:
I.  A Revolta de Beckmann (1684), no Maranhão, pode ser considerada a primeira rebelião de cunho social no 
país, pois, com o apoio dos jesuítas, uniu brancos, escravos negros e índios contra os desmandos da Coroa 
Lusitana.
II. A Guerra dos Emboabas (1707  – 1709), em Minas Gerais, é considerada precursora dos ideais da 
Inconfidência Mineira, pois sua liderança tentava unir mineradores paulistas e portugueses na luta contra a 
espoliação da riqueza aurífera pela Metrópole.
III. A Guerra dos Mascates (1710 – 1712), ocorrida em Pernambuco, não pode ser entendida como uma revolta 
contra o jugo colonial, pois ela foi motivada, principalmente, por causa da disputa pelo controle econômico e 
político local entre comerciantes do Recife e senhores de engenho de Olinda.

a)  Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c)  Apenas a afirmativa III é verdadeira
d)  Todas as afirmativas são verdadeiras.


6) (PUC 2008) O barroco no Brasil foi:
a) uma manifestação artística de caráter religioso limitada às regiões de mineração.
b) uma expressão artística de origem européia reelaborada e adaptada às condições locais.
c) um estilo original na pintura, mantendo a tradição manuelina nas edificações.
d) uma criação artística popular predominante em todo o Brasil colônia e no império.
e) uma produção artística, imposta pelo modelo absolutista português, na época da mineração.


7) (UNIRIO 2009) Entre fins do século XVII e o início do século XVIII, as contradições entre os interesses
metropolitanos e coloniais se manifestaram de diversas formas no Brasil, especialmente nas chamadas rebeliões 
anticolonialistas. Sobre essas rebeliões, é correto afirmar que:

a) enquanto a Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates expressavam o conflito de interesses entre os 

comerciantes brasileiros e a Coroa portuguesa, devido ao aumento das taxas e impostos cobrados, a Revolta 
de Vila Rica se dirigia contra a perda de poder local acarretada pela extinção das Câmaras Municipais;
b) foram movimentos de caráter popular, influenciados pelos ideais iluministas, e propunham a emancipação 
política da colônia, o combate ao monopólio mercantilista e o fim da escravidão indígena;
c) podem ser entendidas como resultado da reformulação da política colonial portuguesa, a partir de meados do 
século XVII, quando foi intensificada a exploração da colônia, garantindo a transferência de boa parte da 
renda colonial para a metrópole;
d) a desagregação política e administrativa provocada pela União Ibérica e pelo domínio holandês no Nordeste 
enfraqueceu os laços entre metrópole e colônia, provocando o surgimento das rebeliões anticolonialistas, que 
lutavam contra a influência espanhola e o domínio holandês.





8) (PUC 2007) A historiadora Luiza Volpato, no livro Entradas e Bandeiras (São Paulo, Global, 1985, p. 14), ao 

referir-se à imagem produzida pelos livros didáticos sobre o bandeirante, assim se expressa: “Nos capítulos 

referentes à expansão territorial, o bandeirante é apresentado na grande maioria das vezes como o herói 

responsável pelas dimensões territoriais do país. [...] No texto é passada a visão heróica do bravo que, vencendo 

dificuldades sem fim, conquistou áreas imensas para a colônia e descobriu riquezas no interior do Brasil.
A partir do texto, assinale a alternativa correta.

I. Essa é uma visão mítica elaborada pela historiografia que permeia praticamente toda produção a respeito, 

dificultando uma interpretação crítica sobre o fenômeno bandeirantista.
II. A Capitania de São Vicente, desde o início da colonização, despontou como uma região privilegiada para o 

plantio da cana-de-açúcar, portanto de exportação de açúcar e importação de mão-de-obra escrava africana.
III. A expansão territorial e o sacrifício de centenas de milhares de índios são resultado da transformação da luta 

cotidiana dos bandeirantes pela sobrevivência em campanhas de conquista.
IV. A ação bandeirante sobre as áreas espanholas foi despovoadora pois causou a destruição de agrupamentos 

indígenas e espanhóis.
V. Contrariando a imagem do texto citado é possível visualizar o fenômeno bandeirantista como gerado pelas 

condições sociais de vida do Planalto de Piratininga e o bandeirante como um homem do seu tempo.


9) (UNIRIO 2005) No quadro das revoltas ocorridas em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII  - entre 

1707 e 1736  -, verificamos, em algumas delas, elementos de marcante originalidade, por contestarem 

abertamente os direitos do Rei e envolverem participação ativa de segmentos procedentes dos estratos sociais 

inferiores.
(Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, "O Império em apuros: notas para o estudo das relações ultramarinas no Império 

Português, séculos XVII e XVIII", em Júnia Furtado (org.). "Diálogos oceânicos: Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do 
Império Ultramarino Português". Belo Horizonte: UFMG, 2001, p. 236.)
Segundo o texto, quais eram as características originais apresentadas por algumas revoltas ocorridas na primeira 

metade do século XVIII?



10) CEFET 2007 Associe as afirmações apresentadas na coluna  acima com as contestações setecentistas 
referidas na coluna abaixo:
1. Revolta de Vila Rica (1720) 
2. Conjuração Mineira (1789)
3. Conjuração Carioca (1794)
4. Conjuração Baiana (1798)
(      )  Foi um movimento inspirado nas idéias revolucionárias francesas, com expressiva participação popular, 

principalmente de soldados e alfaiates.
(     )  O principal motivo de sua eclosão foi o anúncio da criação das Casas de Fundição na região mineradora, 

visando coibir o contrabando do ouro.
(     )  Foi um movimento independentista de reação aos excessos do colonialismo português, tendo como 

principais articuladores os padres, os militares e os intelectuais.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses de cima para baixo é:
a) 1 – 2 – 4 
b) 1 – 3 – 4 
c) 4 – 2 – 3 
d) 4 – 1 – 2 
e) 2 – 1 – 4


GABARITO:

1) E
2) B
3) A
4) C
5) C
6) B
7) C
8) D
9) Duas características são consideradas originais, a contestação aos direitos do Rei e a participação de camadas 

inferiores.
10) D 















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